Tá certo,não foi na calada da noite, o presidente Manuel Zelaya já tinha cantado a bola pros Estados Unidos.Mesmo assim, os vigias da liberdade deixaram pra lá, sabe lá Deus por qual motivo.Talvez não acreditaram num golpe ou não queriam se envolver em mais um embate internacional. E num dado momento, o Sr. Manuel fora levado para fora do país.Deu-se o golpe e os militares entraram porta a dentro no comando de Honduras.Sempre gostei do nome de sua capital,Tegucigalpa, talvez pelo enunciado,poetico.
Depois deste ato, todos os países do ALCA e do novo e ALBA(Alternativa Bolivariana para as Américas), foram contra o reconhecimento do novo governo.O presidente, Hugo Chávez, foi mais longe e ameaçou entrar em guerra caso os militares hondurenhos matassem seu embaixador.
Mas a saia justa partiu da senadora Hilary Clinton que se pronunciou primeiramente repudiando o golpe mas depois seu secretariado disse que ela repudiou mas queria manter o dialogo com os golpistas, deixando o resto da Alca sem ação.
Alguem já viu esse filme?Quantos governos foram depostos direta ou inderetamente pelo governo americano?Sabiam que Honduras foi um dos ultimos países a entrar pro time da ALBA?
A ALBA foi criada por nada mais nada menos que os senhores distintos:Sr. Hugo Chávez e Fidél Castro, visando não os interesses mercantis da Alca e sim os interesses cooperativistas e sociais das Américas.Será que a ALBA, um programa ainda embrionário já está dando tanto medo aos Estados Unidos?
Um comentário:
Como era de se esperar, Sr.Obama já consertou um pouco o mal entendido....exige que o presidente deposto volte ao poder,exigencia essa ignorada pelo novo governo não reconhecido pela ONU em votação unanime.
Postar um comentário