domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cozinhar!!!Que bom esquentar a barriga no fogão!!!


Cozinhar nunca foi meu forte, até o dia que tentei fazer crepes.Lembro que fiz uma coisa muito parecida mas não igual.Nem flambar eu flambei.Não por medo de queimar a cozinha toda, muito menos por não ter um conhaque.Não flambei porque nem sabia o que era isso.Até o dia que fui apresentado a técnica em questão.Aí fiz manga flambada, banana flambada...rsrs.
Cozinhar pra mim é um prazer, em dezembro pude fazer o curso de confeitaria basica no senac, com o chef Manoel.Sem modéstia nem bravateiro,fui muito bem.Pelo curto tempo pra se fazer as receitas e finalizá-las, fui muito bem.De ruim mesmo só a bavaroise que não deu ponto por precisar de mais tempo de geladeira,fora isso, todas as receitas que fiz ficaram boas.Já tinha familiaridade com algumas, outras nem tanto.Foi um curso proveitoso, gostoso e que pude comprovar que é isso que quero fazer pra sobreviver.
É um enorme prazer ver a receita prontinha,bonita, com uma apresentação impecável.Tá certo, nem sempre dá certo...mas por erro nosso, sempre!Duas semanas atrás errei uma receita que fazia quase que de olho fechado.Quiche de frango.Errei onde pedia duas gemas e coloquei dois ovos.Erro que só fui notar depois de sujar meu forno.A massa suava e expulsava a gordura da manteiga;a massa é feita de farinha,gemas e manteiga..muita manteiga;sujando o assoalho do forno e exalando um cheiro de manteiga queimada.Nossa....
Ontem refiz a receita e saiu um desbunde.Tá certo que sempre eu acho uma coisinha pra melhorar...rsrs.
Hoje fiz torta de limão.Uma delícia mas foi uma novela fazer.Compramos os ingredientes que faltavam.Cheguei em casa, uma tristeza.A manteiga que eu tinha colocado pra fora de geladeira estava estranha...vencida,venceu no início desse mês e nem tinha percebido pois não fiz muita coisa que levasse manteiga...Fomos ao Roldão...na saída estava caindo o céu.Como iria demorar pra passar o jeito foi encarar a chuva.Cheguei ensopado em casa, troquei de roupa e toca fazer a torta.Fiz a massa, coloquei na geladeira, 40 minutos depois coloquei pra assar, nesse meio tempo já fiz o recheio e ...acaba a energia.Oh Pai...ia bater o merengue...e pensar que muitos anos atrás batia-se o merengue e qualquer outra coisa na mão.Eu lembro que minha mãe tinha aquelas batedeiras de mão, com manivela.Nem imagino que ainda tenha por aí alguma em bom estado mas se eu tivesse, juro, teria usado.Só não usei o fuêt pois seria heróismo demais pra mim!!
Voltou 3 horas depois...fiz o merengue e montei a torta....ufa!!
Mesmo assim vale a pena quando dá tudo certo!
Adoro cozinhar, tenho pra mim que é uma terapia onde espanto meus demônios.

Nenhum comentário: